Pesquisar no blog do MFL

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nota de esclarecimento ABETA‏


O Movimento Ficha Limpa vem a público divulgar esta nota de esclarecimento como demonstração de imparcialidade, lembrando que não produzimos nenhum conteúdo postado em nosso site.

O Texto abaixo é a íntegra de um email enviado hoje, dia 25/08/2011, em nome de Marcos Oliveira, referente à publicação da notícia "TCU vê irregularidade em ação do Turismo com ONGs", publicada no site da Revista Veja,  com informações do jornal O Estado de S. Paulo, e que se encontra em: http://mfl-movimentofichalimpa.blogspot.com/2011/08/tcu-ve-irregularidade-em-acao-do.html

Prezado (a) Jornalista,
 na manhã de hoje, quinta-feira, 25 de agosto de 2011, foi veiculada uma matéria em que a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura teve sua conduta questionada no que se refere a convênios do Ministério do Turismo ligados a programas e projetos de qualificação profissional.  
Em razão disto e deste veículo ter sido um dos que publicaram tal matéria, vimos – por meio da carta resposta abaixo – esclarecer alguns pontos que merecem destaque.
Atenciosamente,
Marcos Oliveira



Carta da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura ao Jornal O Estado de S. Paulo

Referente à matéria “TCU vê irregularidade em ação do Turismo com ONGs” publicada em 25 de agosto de 2011, reafirmamos:

Com sede em Belo Horizonte, filial em São Paulo, além de 24 Comissões Regionais e ou Estaduais, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA abrange hoje 315 associados, presentes em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal e tem como missão transformar o Ecoturismo e o Turismo de Aventura brasileiros em atividades econômica, social e ambientalmente viáveis, promovendo a vida ao ar livre e fazendo dela uma força de evolução da sociedade.

O objetivo da ABETA é ser a voz dos empresários destes segmentos executando um trabalho sério e comprometido com a causa defendida. A entidade tem como objetivos representar, capacitar e promover a qualidade, a segurança e a sustentabilidade no Ecoturismo e Turismo de Aventura, transformando as empresas em agentes atuantes no desenvolvimento da sociedade.

O Ministério do Turismo, o Sebrae Nacional e Estaduais, a Embratur, as Secretarias Estaduais de Turismo, entre outras entidades públicas e privadas, apostam no trabalho desenvolvido pela ABETA. Diversos projetos já foram executados pela associação em âmbito nacional e regional e outros estão em andamento. Com resultados altamente significativos para o setor, comprovados por meio de declarações expedidas pelos órgãos e entidades públicas e privadas e também por meio de prestações de contas e relatórios de execução apresentados constantemente em função de cada projeto executado. A ABETA é reconhecida pela sua capacidade de execução e eficácia na gestão de projetos.

Em 2007, foi realizada uma auditoria no Tribunal de Contas da União (TCU) e, em 2009, publicado um acórdão sobre as denúncias auditadas. Todas as recomendações foram seguidas pela ABETA.

A ABETA preza pela ética e transparência, sobretudo na contratação de serviços e produtos. Os avisos de licitação e contratação são publicados no Diário Oficial da União (DOU) ou, dependendo do convênio, no Diário Oficial do Estado (DOE), o que vai além dos requisitos legais exigidos. Ainda são divulgados no portal da própria entidade, em estrita observância aos preceitos legais.

Referente ao termo “repassadora dos recursos” publicado na matéria citada, reafirmamos o envolvimento integral da entidade em todas as etapas de execução de projetos - contratação, planejamento, execução e prestação de contas – zelando continuamente pela entrega de qualidade e alto nível, com o objetivo de fomentar o Ecoturismo e o Turismo de Aventura brasileiros.

A idoneidade da ABETA é demonstrada acima de tudo por meio de prestação de contas realizada anualmente às suas empresas associadas durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO). São apresentados de forma minuciosa os gastos com ações executadas via convênios e também com recursos da própria associação. Este documento, com a relação de todos os recursos utilizados pela ABETA, é enviado aos associados junto com a convocação para a Assembleia Geral Ordinária.

Ressaltamos que a ABETA é constantemente citada na imprensa nacional – incluindo o Jornal O Estado de S. Paulo - e internacional pelas conquistas em prol do segmento e pela eficácia destas ações, visando acima de tudo fomentar o turismo brasileiro com qualidade, transparência, respeito e credibilidade.

Jean-Claude Marc Razel
Presidente da ABETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.