Pesquisar no blog do MFL

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TRE do Amapá nega diplomação de senador barrado pela Ficha Limpa


Em agosto, ministro do STF liberou Capiberibe, eleito em 2010, para assumir.
Para magistrado, Fux não determinou diplomação; senador recorreu.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Edinardo Souza, negou nesta terça-feira (4) o pedido do senador eleito João Capiberibe (PSB-AP) para ser diplomado. Barrado pela Lei da Ficha Limpa, o ex-governador recebeu votos suficientes (130 mil) nas eleições do ano passado para se eleger senador.
Em agosto deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, liberou Capiberibe para assumir o cargo porque, em março, o Supremo definiu que a Lei da Ficha Limpa não se aplica às eleições de 2010.
Ao negar a diplomação do senador eleito, o desembargador alegou que, “nesse momento, não houve determinação expressa do ministro Luiz Fux”, que teria apenas comunicado a liberação de Capiberibe sem determinar que ele fosse diplomado.
A defesa do senador eleito recorreu ao STF contra a decisão do desembargador e também ao plenário do tribunal regional. Para Capiberibe, não cabe ao ministro determinar a diplomação, que é atribuição do TRE.
"A decisão me parece vontade dos meus inimigos de postergar ao máximo a minha posse. Uma decisão dessa parece de encomenda", disse Capiberibe.
No lugar de Capiberibe assumiu o senador Gilvam Borges (PMDB-AP), que pediu licença para tratamento médico e deixou no cargo o filho Geovani Borges (PMDB-AP). Na época que o STF liberou a posse do ex-governador do Amapá, Geovani Borges informou que decisão deve ser cumprida.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/10/tre-do-amapa-nega-diplomacao-de-senador-barrado-pela-ficha-limpa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.