Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Supremo determina que Jaqueline Roriz apresente defesa em 15 dias


Ela foi denunciada pelo procurador-geral da República por peculato.
Defesa da deputada questiona o crime por ela não ser servidora pública.

A deputada Jaqueline Roriz durante discurso na
sessão da Câmara que decidiu sobre o processo
de cassação (Foto: Ed Ferreira / Agência Estado)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa determinou nesta sexta (2) que a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) apresente, em 15 dias, sua defesa na denúncia oferecida contra ela pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O prazo começa a contar a partir da intimação da parlamentar.
Jaqueline é acusada de peculato por ter atuado para que um servidor público usasse sua função no desvio de recursos em benefício dele e de terceiros. A parlamentar aparece em um vídeo recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa. A gravação foi feita em 2006, mas foi divulgada no início deste ano.
A defesa de Jaqueline questiona o crime do qual Jaqueline Roriz é acusada na denúncia. "É estranho porque ela não era servidora pública. Como era acusada de desviar recursos se não era servidora, não tinha domínio sobre o dinheiro?", indagou o advogado da parlamentar, José Eduardo Alckmin.

Nesta terça (30), em votação secreta, o plenário da Câmara dos Deputados absolveu Jaqueline Roriz - por 265 votos a 166 e 20 abstenções - do processo que pedia cassação de seu mandato.

  Na denúncia enviada ao STF, o procurador-geral entendeu que a então deputada distrital foi beneficiada ao todo com R$ 100 mil em dinheiro público em troca de apoio político ao governo Arruda.
“As imagens gravadas são contundentes e comprovam que Jaqueline Roriz concorreu para a consumação do delito de peculato praticado pelo então Secretário de Estado Durval Barbosa, na medida em que foi beneficiária do desvio de bens e recursos públicos”, afirma Gurgel na denúncia.
Caberá ao plenário do Supremo decidir se aceita ou não a denúncia contra a parlamentar. Se aceitar, ela passará a ser ré no processo. Essa análise será feita pelos plenário da Corte e não tem data para ocorrer. Se os ministros acatarem a acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), Jaqueline responderá a ação penal.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/09/supremo-determina-que-jaqueline-roriz-apresente-defesa-em-15-dias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.