Pesquisar no blog do MFL

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Câmara lança Frente Parlamentar em defesa do voto aberto


 Foi lançado nesta terça-feira na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em defesa do voto aberto, com o apoio de 198 deputados. Representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) participaram do evento.
A intenção é pressionar pela votação da emenda constitucional que acaba com o voto secreto no Congresso, para casos de perdas de mandato, eleição da Mesa Diretora e vetos presidenciais.
A proposta foi votada em primeiro turno em setembro de 2006, mas ainda precisa passar por uma segunda análise do plenário antes de seguir ao Senado. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), assinou a frente, mas ainda não deu prazo para a votação da proposta.
O deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que deve coordenar os trabalhos do grupo, disse confiar na pressão popular, unido com a indignação da absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), para que a proposta seja aprovada. Ele quer que os movimentos contra a corrupção, feitos por meio das redes sociais, adotem o voto aberto como uma de suas bandeiras.
"Esse é um momento oportuno. A política é dinâmica, a pressão interna e o constrangimento externo podem fazer com que o texto seja levado a voto", disse Valente.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/978104-camara-lanca-frente-parlamentar-em-defesa-do-voto-aberto.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.