Pesquisar no blog do MFL

sábado, 27 de agosto de 2011

O que é preciso mudar para que tenhamos uma renovação na política brasileira?

O Movimento Ficha Limpa levanta a questão, e através de comentários postados neste tópico, abre espaço para que o assunto seja discutido.

Você escolhe o tema, e os usuários debatem sobre o mesmo. Alguns pontos que podem ser abordados:

  • Obrigatoriedade do voto;
  • Mandato único;
  • Voto em lista;
  • Fim da imunidade parlamentar;
  • Rigidez na aplicação de penas;
  • Regulamentação do lobby;
  • Fim do voto secreto entre os parlamentares

Caso necessário, um fórum será aberto para que o assunto seja debatido abertamente entre todos os interessados. A questão ficará aberta aguardando comentários, como tópico, durante 2 meses (27/08/2011 a 27/10/2011). 3 vezes ao dia enviaremos um tweet aos seguidores, para divulgar a ação; contamos com a colaboração de todos.

Movimento Ficha Limpa.

3 comentários:

Alexandre Taissum disse...

Entendo que seja interessante a abordagem de todos os tópicos, e se necessário ao longo desse período, a inclusão de mais outros para que haja uma gama maior de assuntos que envolvam esse tema.

Alexandre Taissum disse...

Hoje eu questiono a existência de partidos políticos, pois, a meu ver – e de muitos - não passam de grupos organizados a favor unicamente dos seus próprios interesses, sustentando em suas práticas uma postura contrária a tudo e a todos, como numa guerra de várias frentes, sendo a mais fraca delas, a frente popular, ou seja, NÓS.
Esse poderia ser um tema interessante, diante das mazelas que essas “organizações” praticam e muito fazem por desmerecer nossa credibilidade.
Se um sujeito para se eleger dependesse dele próprio, através de meios legais, com iguais oportunidades em aparições, sem a intervenção de políticos atuais, empresas patrocinadoras e meios de comunicação favoráveis, esse certamente valorizaria seu comprometimento com aqueles que convenceu e ganhou o voto.
Do jeito que as coisas vão, cada partido político irá incorporar oficialmente o título de “quadrilha”, ao qual já é intimamente considerado por nós há algum tempo.
Então, fica a sugestão...

Paulo Avelar disse...

O ultimo tópico ao meu ver é o principal a ser discutido! Contudo tenho a concepção que deverá ser o primeiro a ser banido de dentro da Carta Maior deste país, pois fere os princípios democráticos.

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.