Pesquisar no blog do MFL

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ministra do STF nega habeas corpus a presidente da Câmara de Angra dos Reis


 A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Ellen Gracie negou pedido de habeas corpus à presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis (RJ), Vilma Teixeira Ferreira dos Santos (PRB).
Com isso, ela terá de aguardar decisão final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) antes de recorrer ao Supremo contra decisão judicial que decretou sua prisão preventiva. Ela é acusada de prática de crimes eleitorais como compra de votos e utilização de prédio público para campanha eleitoral.

"Não vislumbro a presença de qualquer um dos pressupostos que autorizam o afastamento da orientação contida na súmula 691/STF, sob pena de dupla supressão de instância", disse a ministra ao analisar o caso.
A súmula 691 impede que o STF conceda habeas corpus contra decisão de relator de outro tribunal superior que tenha indeferido a liminar. Somente em casos excepcionais o STF afasta esse enunciado e analisa um pedido de liminar em habeas corpus, antes que haja um julgamento de mérito na instância anterior.
A prisão da vereadora foi decretada pela juíza da 147ª Zona Eleitoral do Estado do Rio em Angra dos Reis e mantida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro.
Inconformada, ela recorreu ao TSE, mas, ao analisar o caso, o ministro Marcelo Ribeiro negou seguimento ao pedido.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/841921-ministra-do-stf-nega-habeas-corpus-a-presidente-da-camara-de-angra-dos-reis.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.