Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Procurador Geral da República pede cassação e prisão de Roriz

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, emitiu parecer na tarde de hoje recomendando a cassação do mandato do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB), além de sua prisão.


Para o advogado do PT Claudismar Zupirolli, a decisão de Brindeiro é muito significativa. "Se ele (Brindeiro) manifestou-se favorável à cassação baseado em um caso, imagine os outros 32", comentou o advogado. O advogado lembrou que o processo examinado pelo procurador (nº 612), denuncia o uso de dinheiro público para financiar o Instituto Candango de Solidariedade, que teria repassado os recursos às empresas Adler Assessoria Empresarial e Linknet Informática que, por sua vez, financiaram a campanha de Roriz. A representação que denuncia esse caso é de autoria da Procuradoria Regional Eleitoral. "O procurador entendeu que esse fato sozinho já é suficiente para macular o resultado das eleições", disse Zupirolli, em entrevista à Agência Informes.
O advogado explica: o raciocínio de Brindeiro, ao emitir seu parecer, é de que a diferença de votos entre Roriz e o petista Geraldo Magela no segundo turno (cerca de 15 mil) é muito pequena, o que torna a suposta utilização de dinheiro público pelo candidato do PMDB suficiente para mudar o resultado eleitoral.
As outras 32 acusações contra Roriz foram reunidas pelo PT em outro processo (nº 613). O governador é acusado de abusos como troca de lotes por votos, uso de servidores públicos em campanha – inclusive policiais, grilagem de terra, desvio de recursos públicos, transporte ilegal de eleitor e contratação ilegal de servidores.

[Informes, 2 junho 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.