Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PF investiga uso de carros com chapas frias por deputados de AL

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha
Dois carros apreendidos pela Polícia Federal com deputados estaduais de Alagoas na Operação Taturana, desencadeada em 6 de dezembro, tinham placas frias. A PF vai abrir inquérito para apurar o caso.
Laudo pericial feito pela PF nos veículos verificou que a placa do jipe Troller apreendido com o deputado Cícero Amélio (PMN), primeiro-secretário da Mesa Diretora, não confere com a do documento do veículo: na placa, as letras são MVJ, no documento, MUJ.
A perícia verificou também que a placa do Sportage --utilitário esportivo da Kia Motors-- apreendido com o deputado Nelito Gomes de Barros (PMN) pertence a um Gol.
Os dois deputados já estão sob investigação da PF por suspeita de participação em esquema que teria desviado R$ 200 milhões do Legislativo do Estado. Outros oito deputados também estão sendo investigados, além de ex-parlamentares e servidores da Casa.
Ontem, Amélio usou a tribuna da Assembléia Legislativa para se defender. Disse que o jipe apreendido pela PF em sua casa pertence ao vereador de Maceió Berg Hollanda (PR) --irmão do deputado estadual Antonio Hollanda Júnior (PT do B), também indiciado pela PF--, e que houve erro do despachante ao emplacar o veículo. A reportagem não conseguiu localizar o deputado nem o vereador ontem.
Um primo e ex-assessor do deputado Barros disse à Folha que o Sportage apreendido fora emprestado ao político pela Pulsan Motors, concessionária da Kia Motors em Maceió, para um test-drive. A reportagem não conseguiu localizar o deputado ontem. Pela manhã, ele prestou depoimento à PF.
Na Pulsan Motors, a reportagem foi informada que apenas o dono poderia falar sobre o assunto, mas que ele não estava.
Entre os investigados na Operação Taturana está também o ex-diretor do Detran (Departamento de Trânsito) e coronel da PM José Acírio do Nascimento, que foi exonerado do cargo após sua prisão. No último dia 13, ele foi nomeado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) para a assessoria militar da Assembléia Legislativa
Nelito de Barros é filho do ex-governador de Alagoas Manoel Gomes de Barros Filho, que chegou a ser detido na operação por porte ilegal de armas.
Cícero Amélio está no quinto mandato como deputado estadual e foi escolhido em setembro pela Assembléia Legislativa para ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A indicação dele, no entanto, foi suspensa pela Justiça a pedido da seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Alagoas. Segundo a OAB, a vaga deveria ser ocupada por um servidor de carreira do tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.