Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Réu do mensalão tucano, secretário será julgado por desembargadores

Segundo TJMG, decisão foi tomada devido a foro privilegiado de Bicalho. Outros acusados de envolvimento no caso vão a julgamento na 1ª instância.

Réu do mensalão tucano, o secretário de Estado da Fazenda, José Afonso Bicalho, será julgado por desembargadores do órgão especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (8).

De acordo com o Ministério Público, o esquema teria desviado recursos para a campanha eleitoral de Eduardo Azeredo, que concorria pelo PSDB, em 1998.

Em abril deste ano, a juíza Melissa Pinheiro Costa Lage, da 9ª Vara Criminal do Fórum Lafayette, havia enviado para a segunda instância o processo que tinha como réus o secretário de estado e outras sete pessoas por entender que Bicalho que tem foro privilegiado por causa do cargo que ocupa desde o início do ano.


Nesta quarta, os desembargadores decidiram desmembrar o processo. Dessa forma, Bicalho será julgado na segunda instância, e os demais réus, na primeira. Segundo a assessoria do TJMG, os autos processuais praticados na 9ª Vara continuam valendo.

O ex-deputado e ex-governador de Minas Eduardo Azeredo e o ex-senador Clésio Andrade também são acusados de envolvimento no esquema e são julgados separadamente. As ações relativas a eles foram enviadas do Supremo Tribunal Federal (STF) para a primeira instância em Minas Gerais após ambos renunciarem aos cargos que ocupavam em Brasília e perderem o foro privilegiado.

De acordo com o Fórum Lafayette, os mais de 50 volumes do processo de Azeredo estão em fase de análise pela juíza da 9ª Criminal para que a sentença seja definida. Já Andrade e testemunhas de defesa devem ser ouvidos na próxima semana.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/07/reu-do-mensalao-tucano-secretario-sera-julgado-por-desembargadores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.