Pesquisar no blog do MFL

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vereador da cueca admite ‘propina’ contra divulgação de vídeo

Advogado de Gêra Ornelas (PSB) disse que parlamentar não levou a 'chantagem' ao MP por medo. Reveja imagens
O vereador Gêra Ornelas (PSB) admitiu nesta segunda-feira (24) ter pago propina a um de seus ex-assessores na tentativa de impedir que as imagens dele de cueca samba-canção no gabinete da Câmara Municipal fossem divulgadas. A informação é do advogado de Ornelas, Antônio Patente. Segundo ele, Ornelas fez vários pagamentos e, em um deles, chegou a comprar um carro para evitar a divulgação do vídeo. O parlamentar deu entrevista pela primeira vez após a denúncia feita pelo Hoje em Dia na semana passada. Na Câmara, a cassação do vereador já é articulada


"A chantagem é um mecanismo poderoso. O vereador chegou a pagar para que o vídeo não fosse foi publicado. Ele admitiu o erro. Mas quando eu comecei a cuidar dos interesses dele, orientei a suspender o pagamento” afirmou Patente. Questionado por que não levou o caso ao Ministério Público, o advogado disse que durante muito tempo Gêra Ornelas teve “medo” e quando decidiu acionar a Justiça o ex-funcionário dele já teria encaminhado cópias das fitas. “Quando ele se manifestou, já havia virado um argumento de defesa. O caso já estava aberto”.



Gêra Ornelas concedeu entrevista para veículos de imprensa “convidados” por ele. O jornal Hoje em Dia foi informado e esteve no escritório do advogado Antônio Patente, mas o parlamentar se negou a falar. “Ele está muito cansado e abalado psicologicamente com tudo que está acontecendo. Por isso, não vai dar mais entrevistas”, disse Patente. Questionado se a negativa não seria uma retaliação porque o assunto foi divulgado pelo Hoje em Dia, o advogado desconversou. “Em outra oportunidade podemos avaliar a possibilidade de ele conversar com vocês”, disse.

Patente comentou ainda a possibilidade de Gêra Ornelas perder o mandato e ser expulso do PSB. As duas situações estão sendo discutidas e podem ter um desfecho nos próximos dias. “Ele não tem medo de nada. A única preocupação dele é não poder olhar nos olhos das pessoas".

O advogado negou que seu cliente tenha sido notificado pelo corregedor da Câmara Municipal, vereador Edinho Ribeiro (PTdoB), para prestar esclarecimentos sobre o caso, ao contrário do que foi informado anteriormente. “Ninguém conversou com ele até o momento. Ele vai cumprir com as obrigações normais do mandato”. Apesar da afirmação, Gêra Ornelas não deve comparecer à reunião extraordinária convocada pela Mesa Diretora da Casa nesta terça-feira (25).


Câmara articula cassação do mandato

Sem reunião no plenário, os vereadores de Belo Horizonte passaram a segunda-feira articulando a cassação do mandato do vereador Gêra Ornelas (PSB), que apareceu num vídeo de cueca samba-canção, supostamente em seu gabinete.

Após a divulgação das imagens, feita pelo Hoje em Dia, a avaliação dos parlamentares é a de que a situação de Ornelas ficou insustentável na Câmara. Além da repercussão negativa diante da opinião pública, os vereadores não querem arcar com o ônus de manter o colega no cargo em pleno período de negociações para o ano eleitoral.

O assunto é tratado a sete chaves na Casa. A maioria dos vereadores defende a cassação do parlamentar, principalmente após a suspeita de seu envolvimento com menores de idade. O caso está com o Ministério Público. Na última semana, o corregedor da Casa, Edinho Ribeiro (PTdoB), notificou o socialista, que tem dez dias corridos para apresentar a defesa. “O documento foi entregue na última sexta-feira para a chefe de gabinete do vereador. Está tudo certo”, disse Edinho.

“A quebra de decoro parlamentar é clara. É a primeira vez que acontece uma situação grave dessas. Se for parar no plenário, os vereadores devem votar pela cassação. Fica mal para a Casa cruzar os braços”, disse a vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB). Segundo ela, a situação ficará ainda mais complicada caso seja confirmado o envolvimento de Gêra com menores.

Para Arnaldo Godoi (PT), o caso é praticamente irreversível. “As acusações são fortíssimas e o material apreendido, comprometedor. É difícil a situação dele”. A bancada petista na Câmara entregou requerimento ao presidente da Casa, Léo Burguês (PSDB), pedindo agilidade e rigor na apuração dos fatos.


Além do risco de ser cassado, Gêra Ornelas pode ser expulso do PSB. Integrantes do partido querem esclarecer os fatos e tentaram notificar o vereador nos últimos dias. Porém, em nenhuma delas o parlamentar foi encontrado. De acordo com a direção da legenda, se ele continuar se esquivando poderá sofrer um processo à revelia.


Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/vereador-da-cueca-admite-propina-contra-divulgac-o-de-video-1.359529

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.