Pesquisar no blog do MFL

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comissão de Ética da Presidência vai avaliar caso Orlando Silva


Presidente da comissão diz que serão analisadas acusações contra ministro.
Caso é 'grave', mas talvez ainda esteja 'verde', disse Sepúlveda Pertence.

A Comissão de Ética Pública da Presidência vai analisar na tarde desta segunda-feira (17) as denúncias de irregularidades contra o ministro do Esporte, Orlando Silva.
O presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, disse que as acusações que envolvem Silva 'são graves', mas que o caso talvez ainda esteja "verde".

  Segundo ele, é preciso verificar se há elementos que comprovem a participação do ministro num suposto esquema de desvio de recursos no Ministério do Esporte.
"Vamos tomar conhecimento no exame da conjuntura da mídia. Talvez a coisa esteja um pouco verde. [...] Acusação de suborno é sempre grave, depende de que elementos a sustentam", afirmou.
Reportagem da "Veja" deste fim de semana trouxe declarações do policial militar João Dias Ferreira, preso pela Polícia Civil de Brasília em 2010. Ferreira afirmou que o ministro teria comandando um esquema de desvio de verbas do programa Segundo Tempo, que visa incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes. Conforme a revista, o suposto esquema teria desviado cerca de R$ 40 milhões da pasta nos últimos oito anos. O ministro nega as acusações.
"Estou vendo que há uma acusação de um cidadão, não se tem mais nada por hora. Se a comissão vai abrir ainda assim um procedimento preliminar isto será examinado na segunda parte da reunião", disse Pertence.



Palocci
Pertence afirmou que há investigações em curso na Comissão de Ética da Presiência sobre o caso do ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci.
Segundo ele, na ocasião da abertura dos procedimentos, em 6 de junho, houve "divergência" entre os membros da comissão sobre se eles deveriam ser divulgadas à imprensa.
Pertence estava ausente àquela reunião, presidida pelo advogado Roberto Caldas. Na época, Caldas disse que não podia revelar se havia processo aberto na comissão em relação ao caso Palocci.
"Naquela ocasião, houve divergências, mas isso já está sanado. A comissão sempre decidiu pela divulgação", disse.
De acordo com Pertence, o caso Palocci não foi dicutido na reunião desta segunda porque o relator da matéria, ministro Humberto Gomes de Barros, está doente e não pode comparecer.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/10/comissao-de-etica-da-presidencia-vai-avaliar-caso-orlando-silva.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.