Pesquisar no blog do MFL

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Líder do PTB na Câmara é processado por improbidade em GO


Jovair Arantes (GO) é acusado comandar esquema de ‘favores’ em Goiás.
Deputado federal é candidato à vaga no Tribunal de Contas da União.

A 9ª Vara da Justiça Federal em Goiás abriu nesta terça-feira (13) uma ação de improbidade administrativa para investigar o envolvimento do líder do PTB na Câmara, deputado federal Jovair Arantes (GO), em um suposto esquema de “troca de favores” com funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Goiás.
  O G1 procurou a assessoria do deputado, mas ele não respondeu até o horário de publicação desta reportagem.
A suspeita de participação do parlamentar no suposto esquema foi revelada por escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação Guia. Segundo as investigações, os favores incluíam a indicação de cargos para o INSS do estado em troca da concessão de benefício para correligionários de Arantes.
Arantes é um dos 11 candidatos a uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), que é composto por nove ministros, dos quais três são indicados pelo Poder Executivo e seis pelas duas casas legislativas (Câmara e Senado), em sistema de rodízio. O nome do novo ministro será definido em votação no plenário da Câmara.
Nos telefonemas interceptados pela PF, um funcionário do INSS se referia ao deputado como “comandante” e combinava a nomeação de pessoas ligadas ao deputado para cargos no órgão em Goiás.
“O comando efetivo do INSS em Goiás pertencia a Jovair Arantes. O acompanhamento meticuloso das escutas telefônicas realizadas na operação policial permitiu constatar que o parlamentar possuía tentáculos espalhados em diversos setores do Instituto, representados por servidores estrategicamente lotados, com a finalidade única de atender os pleitos dos correligionários do político”, disse o procurador da República Raphael Perissé, no pedido de abertura de processo feito à Justiça.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/09/lider-do-ptb-na-camara-e-processado-por-improbidade-em-go.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.