Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Câmara quer explicação sobre anulação da Operação Boi Barrica

PF investigava o filho do presidente do Senado, o empresário Fernando Sarney

Os ministros da 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça (STJ) serão convidados a debater no Congresso a decisão, tomada na semana passada, de anular provas da Operação Boi Barrica, rebatizada de Faktor, que investiga o empresário Fernando Sarney, acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. Fernando é filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Requerimento nesse sentido foi apresentado nesta sexta-feira (24) à Comissão de Segurança Pública da Câmara pelo deputado Fernando Francischini (PSDB-PR).
Segundo o parlamentar, a anulação de provas dessa e de outras grandes operações realizadas pela Polícia Federal envolvendo políticos e empresários causa insegurança jurídica e sensação de impunidade no país.
A sentença do STJ anulou os diálogos telefônicos interceptados na operação e o relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que detectou movimentações financeiras atípicas do empresário.
A audiência pública, cuja data ainda será marcada, abordará também a anulação, pelo mesmo tribunal, das operações Dallas, que investigou fraudes no porto de Paranaguá – envolvendo um irmão do ex-governador Roberto Requião e a Satiagraha, que investigou o banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, além da Castelo de Areia, que desmantelou um esquema de propina atribuído à construtora Camargo Corrêa.

Serão convidados a depor também os delegados e membros do Ministério Público envolvidos nas operações mutiladas.
- Esses episódios estão mal explicados e precisam ser esclarecidos. A sociedade paga a polícia para investigar e a Justiça para que não deixe criminosos impunes.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/camara-quer-explicacao-sobre-anulacao-da-operacao-boi-barrica-20110923.html

Um comentário:

OLHAR CIDADÃO disse...

Bom dia

Já estou seguindo o Blog. Parabéns pela iniciativa de buscar contribuir para um exercício da política de forma mais ética e transparente, informando de maneira isenta e ampla, sem conotação partidária, tudo o que acontece.

Um abraço

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.