Pesquisar no blog do MFL

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MP vai investigar suposta fraude na coleta de assinaturas do PSD


Novo partido, do prefeito de SP, tenta obter as assinaturas necessárias.
Segundo advogado, irregularidades são insignificantes entre 539 mil apoios.

O Ministério Público Eleitoral vai investigar a denúncia de fraude na coleta das assinaturas para a criação do Partido Social Democrático, o PSD, partido articulado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Nesta segunda (29), o DEM apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma contestação do registro nacional do PSD.
A lista de apoio à legenda apresentada à Justiça Eleitoral do Tocantins tem até eleitor morto, de acordo com reportagem de Júlio Mosquera. Eleitores ouvidos pelo JN no município de Crixás (TO) tinham os nomes em listas de apoio à criação do partido, mas não reconheceram as assinaturas. Cerca de 30% dos pouco mais de mil eleitores do município aparecem na lista de apoiadores à criação do PSD.
O procurador eleitoral de Tocantins disse que as autoridades competentes vão abrir investigação.
“Uma vez constatadas irregularidades, eles [os promotores] vão processar perante os juizes eleitorais de primeiro grau aqueles responsáveis pelas falsificações”, declarou o procurador Rodrigo Luiz.
O Tribunal Superior Eleitoral determina que um novo partido só será criado depois de organizar diretórios regionais em pelo menos nove estados. Em cada um deles, é preciso coletar apoio mínimo de 0,5% dos eleitores.


  O criador do PSD, Giberto Kassab, prefeito de São Paulo, não quis se manifestar sobre as denúncias. Para o advogado do PSD, as supostas irregularidades são em número insignificante se comparadas às 539 mil assinaturas coletadas em todo o país.
“O processo de certificação é justamente para separar o que vale daquilo que não vale. O que não vale já não foi certificado pelo cartório eleitoral, e o que vale está indo para o TSE atestar definitivamente e deferir o registro do partido”, afirmou o advogado Admar Gonzaga.

Crixás
Crixás é um município de Tocantins com 14 anos de existência, situado a 161 km de Palmas, a capital do estado. As ruas da cidade não não têm asfalto. O comércio oferece poucas opções, e a prefeitura é praticamente a única empregadora. Mas Crixás chamou a atenção por uma questão eleitoral.
José Lima ficou admirado ao saber que ele estava entre eles. O número do título de eleitor estava certo, mas, segundo Lima, a assinatura não era a dele.
“O certo é que eu não assinei, com certeza. E pela diferença da outra assinatura, tem uma diferençazinha, uns detalhezinhos que não tá igual, não”, afirmou.
O nome de Pedro Santana da Silva aparece duas vezes na lista. Ele não reconheceu a assinatura que o repórter do Jornal Nacional mostrou a ele. “Não... Eu não faço ‘p’ assim”, afirmou. Indagado sobre a segunda assinatura, ele disse: “Também não.”
Leônidas Lisboa comparou a assinatura dele com a que está na lista. “O Lisboa foi abreviado. Eu não sou de costume de abreviar meu Lisboa. É uma falcatrua, uma falta de respeito com o cidadão brasileiro”, declarou.
O nome de um morto consta na lista entregue ao TRE para a criação do PSD em Tocantins. Maria Júlia mostrou a certidão de óbito de João Henrique da Silva e ficou surpresa ao saber que alguém assinou o documento pelo marido dela. “Faleceu tá com uns três anos”, afirmou
O Jornal Nacional tentou falar com Elza Borges, uma das responsáveis pela coleta das assinaturas na cidade, mas ela mandou dizer que não estava.

Em outros estados
A Polícia Federal foi acionada para fazer investigação em Jaraguá do Sul, Quilombo e São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina, sobre assinaturas supostamente irregulares em listas de apoio à criação do PSD.

Eleitores da oitava zona eleitoral de Pernambuco também declararam que são falsas as assinaturas deles em lista.
O Ministério Público Eleitoral de São Paulo determinou diligências para verificar se não há irregularidades as assinaturas apresentadas pelo PSD do estado.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/08/mp-vai-investigar-suposta-fraude-na-coleta-de-assinaturas-do-psd.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.