Pesquisar no blog do MFL

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jaqueline Roriz vai dizer que não era deputada para se defender de cassação

Deputada foi flagrada recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM em 2006.
Acreditando na absolvição, a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) optou por participar da própria defesa no processo de cassação que responde por quebra de decoro parlamentar. Jaqueline vai ler um discurso de 15 páginas, redigido por ela, na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (30), data da sessão marcada para votar o pedido de cassação de seu mandato.
No discurso, escrito de próprio punho, Jaqueline irá seguir a tese da defesa: de que ela não pode responder por um processo de quebra de decoro porque não era deputada quando foi flagrada recebendo dinheiro das mãos de Durval Barbosa. A deputada também irá relatar sua experiência pessoal com a acusação: dizendo que foi constrangida, que adoeceu e foi acusada de fingir estar doente, mas que sempre recebeu o apoio da família e dos amigos.


Jaqueline manterá o silêncio sobre o mérito da acusação. A deputada nega qualquer envolvimento no mensalão do DEM, e sugere que o dinheiro recebido seria usado na campanha, embora nunca tenha confirmado se foi usado ou não.

O texto do discurso foi digitalizado após ser submetido ao advogado de defesa de Jaqueline no caso, José Eduardo Alckmin.

Na semana passada, na tentativa de salvar seu mandado, a filha do ex-governador do DF Joaquim Roriz encaminhou aos 512 colegas deputados um documento intitulado "memorial de defesa". Nele, pede a absolvição sob o argumento de que ela não pode ser punida por um fato anterior ao mandato e anexa o parecer de deputado Vilson Covatti (PP-RS), que recomendou a sua absolvição na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Votação é secreta

A deputada Jaqueline Roriz deve chegar à Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira por volta das 15h, acompanhada apenas por assessores.
A sessão está marcada para começar às 16h. O relator, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), será o primeiro a falar e terá 25 minutos. Em seguida, o advogado de defesa também terá 25 minutos. Jaqueline Roriz será a terceira a falar, e terá o mesmo tempo para ler o seu discurso. Depois dela, a sessão é aberta para a fala dos outros deputados. Após o término da discussão, começa a votação, que é secreta.

Jaqueline Roriz foi filmada recebendo dinheiro, em 2006, de Durval Barbosa, delator do esquema que ficou conhecido como mensalão do DEM no Distrito Federal. Na ocasião, Jaqueline era candidata ao cargo de deputada distrital, mas o vídeo só foi divulgado em março deste ano. O marido de Jaqueline, o empresário Manoel Neto, também aparece nas imagens.

Em junho, o Conselho de Ética da Câmara aprovou, por 11 votos a 3, o parecer do relator a favor do pedido de cassação do mandato de Jaqueline apresentado pelo PSOL. Na sessão desta terça-feira, a deputada será condenada se pelo menos 257 dos 513 deputados votarem pela cassação e absolvida se o número de favoráveis à cassação for menor do que 257.

Se tiver o mandato cassado, Jaqueline perde os direitos políticos até 2022, caso seja aplicada a Lei da Ficha Limpa.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/jaqueline-roriz-vai-dizer-que-nao-era-deputada-para-se-defender-de-cassacao-20110830.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.