Pesquisar no blog do MFL

sábado, 27 de agosto de 2011

Danilo Dâmaso é acusado de desviar R$ 17 milhões no Pará


O ex-prefeito de Marechal Deodoro, Danilo Dâmaso, foi preso nesta quarta-feira, em Macerió. Ele é acusado de liderar, junto com um filho, uma quadrilha que desviou R$ 17 milhões do município Vitória do Xingu (PA). A revelação é do superintendente da Polícia Federal (PF) em Alagoas, Amaro Vieira, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (24) e apresentou detalhes da Operação Pandilha.
Para desviar os recursos, o superintendente da PF informou que Danilo Dâmaso teria utilizado dinheiro da prefeitura de Marechal Deodoro, em Alagoas, para criar empresas laranjas e fantasmas no Pará. A partir daí, Danilo entrava em acordo com seu filho, Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, que é o atual prefeito de Vitória do Xingu, e as empresas criadas por ele acabavam vencendo processos licitatórios fraudulentos. Liberalino também foi preso pela PF, no Pará.

O desvio de dinheiro da prefeitura de Marechal Deodoro foi descoberto durante a deflagração das operações Guabiru e Carranca, deflagradas pela PF em Alagoas em março de 2005, quando Danilo Dâmaso também foi preso. A PF do Pará também descobriu que as empresas fantasmas manipulavam licitações e contratos para serem sempre beneficiadas, explicou Amaro Vieira.
De acordo com o superintendente, a investigação durou um ano e comprovou que Danilo Dâmaso se utilizava de bens públicos para favorecer sua família. De acordo com os fiscais da Controladoria Geral da União (CGU), teria ocorrido dispensa de licitação para a contratação de uma empresa integrante do esquema, que deveria recuperar a estrada vicinal de Água Boa, mas a obra nunca foio executada.
Como se não bastasse, os fiscais apontaram que ocorreram fraudes em licitações realizadas para a construção de uma creche, na obra do sistema de abastecimento de água de Vitória do Xingú e na reforma e ampliação do estádio da cidade. Danilo Dâmaso deve ser encaminhado para a carceragem da Superintendência da PF de Altamira, no Pará.
Crimes
Segundo Amaro Vieira, o ex-prefeito e seu filho irão responder pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, estelionato, peculato e lavagem de dinheiro. Caso sejam julgados e considerados culpados, eles podem cumprir pena que vai de dois a 12 anos de prisão.
A ex-vice prefeita de Marechal Deodoro, Daniele Dâmaso, filha de Danilo Dâmaso, esteve na Superintendência da PF de Alagoas, na tarde desta quarta-feira (24). Ela não quis falar com a imprensa sobre a prisão do pai, mas disse que ele está incomunicável.
Fonte: http://tudonahora.uol.com.br/noticia/policia/2011/08/24/152535/danilo-damaso-e-acusado-de-desviar-r-17-milhoes-no-para

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.