Pesquisar no blog do MFL

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Justiça do Distrito Federal acata denúncia contra Joaquim Roriz


Ex-governador, que tenta voltar ao governo, é acusado de improbidade.
Advogado de Roriz nega que ele tenha cometido irregularidade.

  A 3ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal e Territórios acatou, nesta terça-feira (14), denúncia ajuizada pelo Ministério Público contra o candidato ao governo do DF, Joaquim Roriz (PSC). A denúncia se refere ao período em que Roriz era governador do Distrito Federal, em 1999, e diz respeito a contratos feitos com uma agência de publicidade. Outras duas pessoas que na época trabalhavam no governo e a empresa que teria sido beneficiada pelos contratos também estão sendo processadas.

De acordo com o Ministério Público (MP), em 1999, quando assumiu o governo, Roriz editou um decreto rescindindo mais de 50 contratos de propaganda institucional com quatro empresas especializadas que prestavam o serviço. Logo em seguida, segundo o MP, o governo teria contratado uma nova empresa, sem licitação, alegando urgência. O contrato com a empresa teria chegado a mais de R$ 6 milhões, entre março e agosto de 1999.
O advogado de Roriz, Eládio Carneiro, afirmou ao G1 que Roriz não era o responsável direto pelo contrato. Segundo ele, a responsabilidade era da secretaria de Comunicação. Ele criticou a decisão da Justiça de acatar a denúncia faltando poucos dias para a eleição. Na mesma decisão, a Justiça negou a manifestação prévia dos réus.
“ É estranho que esse caso venha à tona faltando poucos dias para a eleição. É estranha essa agilidade [da Justiça] logo agora. O processo está no começo, mas ele [Roriz] é inocente. Ele não praticava nenhum ato diretamente. Era tudo responsabilidade da Secretaria de Comunicação”, afirmou.
Na análise do Ministério Público, a contratação da empresa sem licitação “significou falta grave contra os princípios jurídicos norteadores da administração pública”. O MP também questiona o fato de não ter sido aberto um processo administrativo para apurar se havia falta de empresas prestadores de serviços.


Fonte: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/09/justica-do-distrito-federal-acata-denuncia-contra-joaquim-roriz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.