Pesquisar no blog do MFL

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Jeitinho para filhos de distritais

fatura apresentada por distritais que apoiaram candidatura do prefeito eleito de Águas Lindas de Goiás foi paga sob a forma de cargos na administração da principal cidade do Entorno. Dois deputados da Câmara Legislativa conseguiram encaixar os filhos, além de assessores de confiança em secretarias estratégicas da cidade.
No primeiro mandato parlamentar em Brasília, o deputado Dr. Charles (PTB) demonstrou que leva jeito para as negociações políticas. O petebista participou ativamente da campanha do candidato do PP em Águas Lindas, Geraldo Messias, e após a vitória do candidato, amarrou a nomeação da filha Maria Caroline Fleury para a Secretaria de Finanças. A área lida com toda a movimentação do orçamento do município, que em 2008 foi de R$ 35,1 milhões.

Aos 26 anos, esse é o primeiro cargo público ocupado por Caroline, que se formou em ciências políticas. O distrital também conseguiu indicar a secretária de Saúde na cidade.
Margareth Ariosa trabalhava no gabinete do deputado em Brasília. Antes de ela assumir a vaga em Goiás, outra pessoa também indicada pelo parlamentar da Câmara Legislativa havia ocupado a secretaria. Ex-subsecretário de Vigilância à Saúde no DF, Joaquim Barros Neto foi sugerido por Dr. Charles, mas ficou no posto pouco tempo e pediu para sair alegando motivos pessoais.
Dr. Charles afirma que a nomeação da filha não foi combinada previamente com Geraldo Messias, mas "aconteceu naturalmente". Segundo o distrital, Maria Caroline trabalhou na campanha do candidato vitorioso e, por isso, "tornou-se merecedora do posto". Dr. Charles se queixa de não ter tido a oportunidade de aproveitar o talento da filha em causa própria. "Fico arrasado por não tê-la trabalhando aqui bem ao meu lado. É uma pena, porque essa história do nepotismo limita muito a gente", lamenta.
"Indicação legítima"
Benedito Domingos (PP) também emplacou um filho no primeiro escalão de Águas Lindas depois de subir no palanque de Messias. Rebento do distrital, Marcos Domingos tornou-se secretário de Obras da cidade goiana. Filiado ao PSDC, Marcos também participou da campanha em favor do candidato vitorioso. "É uma indicação legítima, porque o cargo de secretário é de natureza política e o meu filho integrou a chapa vitoriosa. Agora, nada mais justo do que participar da administração", defende Benedito Domingos.
Há um ano e meio, Marcos Domingos transferiu o título eleitoral para Águas Lindas. Mas o secretário de Obras não sabe ainda se vai fincar raízes políticas na cidade do Entorno. "Por enquanto, estou como colaborador do prefeito, mas sou um técnico e trabalho para ajudar a trajetória política do meu pai. Ainda é cedo para dizer se vou ficar por aqui", afirmou.
Marcos cursa o último ano de gestão pública na faculdade Unieuro, em Brasília. Assim como Maria Caroline, o secretário de Obras não mora em Águas Lindas e viaja todos os dias para a cidade goiana.
Os dois filhos de distritais estão no contrafluxo de um grupo de 75 mil trabalhadores que de segunda a sexta- feira saem de Águas Lindas e vêm trabalhar na capital, em geral em busca de salários bem mais modestos que os R$ 6 mil pagos para os secretários municipais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.