Pesquisar no blog do MFL

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

GO: pedida impugnação das chapas de Iris e Marconi


Mirelle Irene
Direto de Goiânia
Ao menos três dos quatro candidatos da chapa majoritária da coligação "Goiás Rumo ao Futuro", encabeçada pelo candidato ao governo pelo PMDB Iris Rezende, e todos da chapa da coligação "Goiás Quer Mais", encabeçada pelo tucano Marconi Perillo (PSDB) tiveram suas candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral.
Na coligação de Iris Rezende, os dois candidatos ao Senado, Pedro Wilson (PT) - ex-prefeito de Goiânia - e Adib Elias (PMDB) - ex-prefeito de Catalão - foram impugnados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) ao serem inseridos na Lei da Ficha Limpa. A razão foi terem tido contas rejeitadas no exercício do cargo, referentes a atos que praticaram na condição de ordenador de despesas. Além dos candidos ao Senado, o candidato a vice de Iris, Marcelo Melo (PMDB), também teve seu pedido de impugnação registrado pelo departamento jurídico do PSDB, que alegou faltar uma declaração de renúncia no ato de registro do candidato escolhido na convenção do dia 26 de junho, Wilson Antônio de Lima (vice), substituído por Marcelo posteriormente.

Apesar dos pedidos de impugnação da chapa terem sido protocolados, o mérito das questões será decidido só pelo Tribunal Regional Eleitoral, cabendo recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.
O advogado do PMDB, Marconi Pimenteira, disse que a coligação "Goiás Rumo ao Futuro" não está preocupada com os pedidos de impugnação. "Apresentamos no ato de registro toda a coleção de documentos", assegura, acrescentando que o partido esperará ser notificado oficialmente pela Justiça para apresentar defesa formal sobre os casos.
Já o pedido de impugnação da chapa da coligação "Goiás Quer Mais", de Marconi, foi feita pelo PTN nacional, que alega que o pedido de registro da coligação foi realizado sob premissa falsa, uma vez que constam na assinatura do documento nomes de pessoas que não compõem "oficialmente" a direção regional do PTN.
O partido está em duas coligações, o que é proibido, pois a direção "oficial" também registrou o partido na coligação "Goiás no Rumo Certo", encabeçada pelo candidato do PR, Vanderlan Cardoso.
Segundo o procurador regional eleitoral de Goiás, Alexandre Moreira Tavares dos Santos, a situação requer uma mera regularização. "O partido será excluído de uma destas coligações, levando-se em conta os atos que tem validade", explicou, afastando a hipótese de indeferir toda a chapa da coligação. "Pela análise que fiz não haverá esta possibilidade de indeferimento do registro das chapas dos dois candidatos", disse.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4564100-EI15324,00-GO+pedida+impugnacao+das+chapas+de+Iris+e+Marconi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.