Pesquisar no blog do MFL

domingo, 1 de agosto de 2010

AL: MPE pede impugnação de todos os candidatos ao governo


Odilon Rios
Direto de Maceió
Por recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE) de Alagoas, 90% dos candidatos às eleições deste ano não podem participar da votação. Entre eles estão todos os candidatos ao governo do Estado, como o senador Fernando Collor (PTB), o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), o atual governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). A candidata ao Senado, Heloísa Helena (Psol), e o candidato a deputado estadual Renan Filho (PMDB) - filho do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB) também estão na lista de pedido de impugnação.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os candidatos têm sete dias para a regularização da papelada. "Cada caso é um caso e todos serão analisados pelo tribunal", disse o presidente do TRE, desembargador Estácio Gama.
Nove candidatos estão na malha fina da Justiça, pois se enquandram na Lei do Ficha Limpa. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) foi condenado em 2004 pelo TRE e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico. O vice de Lessa, Joaquim Brito (PT), também é condenado por órgão colegiado e deve ficar de fora da eleição, segundo o MPE. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Sextafeira (PSB), está no mesmo processo envolvendo Lessa e, portanto, é considerado inelegível.
O filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Manso, Henrique Manso (PRTB), o deputado estadual João Beltrão (PRTB); e o ex-prefeito de São José da Laje, Neno da Laje (PRTB) foram condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). João Beltrão foi preso ao ser acusado de integrar um grupo de pistoleiros em 2008 e é acusado de desviar R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia Legislativa.
O presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Holanda (PMN), candidato a deputado estadual, foi condenado por causa de uma doação eleitoral acima dos valores permitidos pela Justiça Eleitoral. Os Holanda são conhecidos na Justiça. O irmão do presidente da Câmara, Antônio Holanda Júnior (PMN), foi cassado pelo TRE em 2008 por compra de votos. Era deputado estadual. O pai de ambos, o ex-deputado estadual Antônio Holanda foi indiciado pela Polícia Federal por desviar R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4564509-EI15317,00-AL+MPE+pede+impugnacao+de+todos+os+candidatos+ao+governo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.