Pesquisar no blog do MFL

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Últimos dias para pedidos de impugnação de candidaturas

Por enquanto, o Tribunal Regional Eleitoral recebeu 13 ações de impugnação de candidatura. Entre os candidatos a governador estão Joaquim Roriz (PSC) e Rodrigo Dantas (PSTU). Para o cargo de senador, Robson Raymundo da Silva (PSTU). Entre os suplentes a senador foram questionadas as candidaturas de José Antônio dos Santos (PSTU) e Nixon Brasil Lima (PTN).


Sílvio Soares Filho (PSTU) e Weber Magalhães também receberam pedido de impugnação, ambos candidatos a deputado federal. E ainda os candidatos a deputado distrital Aguinaldo Lelis (PP/PMN), Antônio Ricardo Martins Guillen (PSTU), Benício Tavares (PMDB), Cristiano Araújo (PRB/PTB), Tiago Mendes (PHS/PPS) e Wilson Lima (PR).


As ações de impugnação podem ser apresentadas pelo Ministério Público, partidos e coligações e por outros candidatos até amanhã (13). O Tribunal Superior Eleitoral tem como prazo o dia 5 de agosto para julgar as ações de impugnação. Se os registros forem cassados antes da eleição, os partidos podem substituir os candidatos.



Mas como o volume de ações é muito grande, é possível que algumas decisões fiquem pra mais tarde. Nesse caso, a situação é diferente. Se o candidato for eleito, tiver o registro cassado e não houver mais recurso, ele perde o cargo.


Para o advogado Eduardo Alckmin, especialista em Direito Eleitoral, a Lei da Ficha Limpa vai mudar o julgamento das impugnações. Os pedidos devem aumentar e as decisões não devem ser tomadas tão rapidamente.


"A nova lei traz novos casos e aumentou o prazo de inelegibilidade. Isso traz inúmeras questões jurídicas que, inclusive, serão certamente submetidas ao STF. Então, a discussão será acalorada e longa. A Lei da Ficha Limpa será uma grande estrela dessa eleição que se avizinha", acredita o advogado.


Rafael Monaco / Ílson Joaquim

Um comentário:

Trincheira disse...

Como vão fazer campanha os candidatos que esperam julgamento da impugnação, sem o CNPJ??

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.