Pesquisar no blog do MFL

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Deputado quer proibir divulgação de investigações contra candidatos durante campanha eleitoral

Projeto do tucano Bonifácio de Andrada pune com cadeia quem desrespeitar norma

A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que quer proibir a divulgação de qualquer investigação de crimes contra candidatos durante o período eleitoral, justamente quando a população está de olho na história de vida de quem disputa um cargo público.


De acordo com a proposta, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), o Código Eleitoral seria mudado e a publicação de qualquer sindicância, inquérito ou processo de qualquer ocorrência penal envolvendo candidatos seria vetado durante a campanha.

Quem desrespeitar essa norma pode até ser penalizado com prisão de três a oito anos e multa entre R$ 2 mil a R$ 15 mil. No caso de servidor público, a pena será a suspensão de 30 a 60 dias, mas se houver reincidência o servidor pode até ser demitido.


Segundo o deputado, “é necessário que haja uma disciplina [...] para impedir determinadas explorações ilegais e ilegítimas contra qualquer candidato, utilizando-se a mídia”.
Bonifácio de Andrada diz ainda que é muito comum, durante as campanhas eleitorais, a divulgação e a publicação de determinados fatos que, na realidade, não constituem crimes, mas acusações contra uma candidatura.

- As matérias, muitas vezes, focalizadas em rádios, jornais ou em redes televisas, têm o objetivo puro e simples de criticar e ofender determinados candidatos.

A proposta tramita em regime de prioridade, e será analisada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) antes de ser votada no Plenário.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/deputado-quer-proibir-divulgacao-de-investigacoes-contra-candidatos-durante-campanha-eleitoral-20120102.html

2 comentários:

Bobo da Côrte disse...

É bem capaz dele conseguir, e é por essas e outras que não dá mais para acreditar nos politicos deste país que é na sua amioria bandidos travestidos de representantes do povo.

Angelin disse...

Esse e aquele que quer regulamentar entrega de pizzas NAO ME REPRESENTAM!!!

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.