Pesquisar no blog do MFL

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Deputado protocola pedido para abrir CPI da privataria

Objetivo da comissão é investigar irregularidades nas privatizações do governo FHC
O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) protocolou nesta quarta-feira (21) o requerimento que pede a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara para investigar as privatizações realizadas no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

 A ação tem como base o livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Júnior. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse que só deve decidir pela criação ou não da CPI a partir de fevereiro de 2012, quando os parlamentares voltarem das férias, que começa nesta sexta-feira (23).

Protógenes recolheu 206 assinaturas de apoio à CPI. Ele admitiu, porém, que algumas delas podem estar repetidas, o que reduziria o número a 200.

Para criar uma CPI, são necessárias 171 assinaturas e o pedido de investigação deve ter fato determinado. Marco Maia pediu um parecer à Secretaria-Geral da Mesa da Casa para analisar se o requerimento atende às duas exigências, mas já adiantou que somente no próximo ano definirá o tema.
- Não há nenhuma possibilidade de se fazer uma análise ainda neste ano. Não vejo também necessidade de dar prioridade absoluta porque não é nada tão fundamental ou que possa trazer prejuízo ao país que não possa esperar o trâmite normal.


Protógenes afirmou que o pedido de investigação atende a um “clamor popular”. Segundo ele, as possíveis irregularidades nas privatizações podem ser mais graves do que as denúncias contra o governo Dilma Rousseff.

- Os fatos podem ser até mais sérios do que os escândalos atuais, até porque eles podem ter origem nisso. A origem, aliás, está na redemocratização feita no Brasil, que foi pior que na Rússia e produziu novos bilionários.

O parlamentar garantiu que não se pretende usar politicamente a CPI das privatizações.

- Não vamos permitir que a CPI sirva para ataque a adversários políticos.

O presidente da Câmara ressaltou, no entanto, que seria impossível conduzir as investigações sem aspectos partidários.

- É uma CPI explosiva que tem contornos de debate político.

Neste ano, nenhuma CPI funcionou na Câmara. De seis pedidos protocolados, dois foram rejeitados por decisão do presidente da Casa. Em relação aos demais, sequer houve uma resposta.

Marco Maia afirmou que pretende criar nesta semana duas CPIs, uma para investigar o trabalho escravo e outra que tratará do tráfico de pessoas. Ambas só devem começara a funcionar em 2012.

Privataria

O livro de Amaury Ribeiro Júnior revela um suposto esquema de pagamento de propina, evasão de divisas e lavagem de dinheiro relacionado às privatização de empresas estatais realizadas durante o governo FHC.

O ex-governador de São Paulo José Serra é colocado no centro das denúncias. De acordo com a obra, várias pessoas próximas ao tucano, entre elas familiares e aliados políticos, foram beneficiadas com dinheiro oriundo das privatizações.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/deputado-protocola-pedido-para-abrir-cpi-da-privataria-20111221.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.