Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Contra a corrupção, grupo faz varal com abaixo-assinado no Recife


Varal foi montado em frente à Câmara de Vereadores, no Centro.
Com propostas como fim do auxílio-paletó, grupo tem apoio da OAB.

Um grupo encontrou um jeito diferente de lutar contra a corrupção no Recife nesta sexta-feira (9). A Organização Pernambucana de Combate a Corrupção (OPECC) armou um varal com um abaixo-assinado de 70 páginas e cartazes em frente a Câmara de Vereadores do Recife. A ação faz parte do Dia Internacional Contra a Corrupção, criado na Convenção das Nações Unidas Contra Corrupção, na cidade de Mérida, no México.
Entre as propostas defendidas no âmbito estadual está o fim do auxílio-paletó na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), defendido também pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE), que entrou em abril deste ano com uma ação de inconstitucionalidade contra o auxílio. O coordenador da OPECC, Gustavo Bugenstab, acrescenta que eles também querem que qualquer verba indenizatória seja liberada apenas mediante comprovação.

Com bandeiras parecidas, o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, defende a união com a OPECC para a luta contra a corrupção. “É preciso se unir para fortalecer o movimento, que é suprapartidário. Essa união da sociedade civil dá resultados, como estamos vendo com a votação do projeto do Ficha Limpa”, acredita Mariano.

A ação no centro do Recife conta com a participação também de grupos como o Anonymus, Dia do Basta! e Nas Ruas. “Nós queremos mostrar que o brasileiro precisa parar de resmungar e começar a agir. Se a sociedade não participa da luta contra a corrupção, a impunidade vai continuar”, defende o coordenador da OPECC, que também organizou as marchas contra a corrupção no Recife.
O grupo luta ainda pelo projeto Ficha Limpa em Pernambuco, para que pessoas condenadas pela Justiça não possam exercer cargos comissionados, de confiança, do 1º e do 2º escalão do executivo municipal, baseado nos crimes e prazos da legislação federal. “Nós fizemos o projeto todo, apesar de nossas limitações, e pretendemos entregá-lo ainda neste mês à Câmara de Vereadores do Recife”, conta Bugenstab. "Essa é uma iniciativa que precisa partir da sociedade, não dá para esperar o governo", afirma a economista Liza Caldeira.
O grupo tem adesão de pessoas como a estudante Laís Matos, que acabou de concluir o 3º ano. "Precisamos correr atrás dos nossos direitos básicos. Se não lutarmos por um país melhor, quem vai lutar?", pergunta a estudante. "Esse não é um movimento de elite, como alguns podem acreditar. É um movimento de quem paga impostos e não aguenta mais ver corrupção", defende o escritor popular Jerônimo J. Matos.
O movimento acontece também em outras cidades brasileiras, buscando a constitucionalidade da Ficha Limpa no Supremo Federal, o fim do voto secreto parlamentar e a aprovação da emenda que propõe tratar a corrupção como crime hediondo.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2011/12/contra-corrupcao-grupo-faz-varal-com-abaixo-assinado-no-recife.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.