Pesquisar no blog do MFL

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeito alagoano é preso após 2 meses foragido


 Após conseguir driblar um mandado de prisão da Justiça Federal em setembro e ficar foragido até a semana passada, o prefeito de Traipu (AL), Marcos Antônio dos Santos (PTB), foi preso nesta terça-feira (22), em Maceió.
Segundo a Polícia Civil de Alagoas, ele se apresentou na Delegacia Geral do órgão acompanhado por seu advogado. Santos tem um mandado de prisão preventiva expedido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Sebastião Costa Filho, a pedido do Ministério Público do Estado.
O Grupo de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público dará uma entrevista ainda hoje para detalhar os motivos do pedido de prisão contra Santos.
Na Polícia Federal, o prefeito é investigado por suspeita de comandar um esquema criminoso que desviou R$ 8,2 milhões da prefeitura, entre 2007 e 2010. O dinheiro foi repassado ao município pelo governo federal para financiar o transporte de estudantes e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Desde o início do ano, o município de Traipu (175 km de Maceió) já foi alvo de duas operações da Polícia Federal. Em março, a primeira-dama Juliana Kummer foi presa temporariamente, acusada de participar de um esquema que usava dinheiro público para pagar as despesas domésticas.

Em setembro, a operação Tabanga, da PF, tentou cumprir mandado de prisão contra o prefeito e a primeira-dama, mas eles não foram localizados. Há suspeita de que a informação sobre a operação tenha vazado e que os dois tenha fugido de barco pelo rio São Francisco para evitar a prisão.
O prefeito, que estava afastado do cargo desde setembro, conseguiu um habeas corpus no TRF (Tribunal Regional Federal) da 5ª Região, em Recife, na semana passada, o que suspendeu o mandado de prisão da Justiça Federal. Ele havia voltado para a cidade.
Hoje, Santos foi encaminhado à Casa de Custódia da Polícia Civil, onde aguarda transferência.
A reportagem não conseguiu falar com o advogado de Santos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1010206-prefeito-alagoano-e-preso-apos-2-meses-foragido.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.