Pesquisar no blog do MFL

terça-feira, 22 de novembro de 2011


 Em depoimento à Câmara Municipal de Campinas (93 km de São Paulo), o ex-presidente da Sanasa (empresa mista de saneamento da cidade) Luiz Augusto Castrillon de Aquino manteve a versão de que houve participação do atual prefeito Demétrio Vilagra (PT) em esquema de corrupção.
Aquino é delator do suposto esquema de cobrança de propina para direcionamento de licitações da Sanasa e de outras esferas da administração durante o governo de Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT).
Em agosto, o pedetista foi cassado do cargo de prefeito pelos vereadores, acusado de omissão diante do esquema --o que ele nega.
Hoje Aquino compareceu à Câmara Municipal para prestar depoimento na comissão processante que investiga se Vilagra --que era vice de Dr. Hélio e assumiu o cargo no lugar dele-- estava envolvido no esquema. A comissão processante pode resultar até na cassação do mandato de Vilagra.
De acordo com Aquino, em um almoço em 2010 um dos empresários que tinham contrato com a Sanasa, Augusto Antunes, disse que Vilagra era responsável por recolher a propina de R$ 20 mil da empresa dele. O prefeito negou essa relação em depoimento aos vereadores na última sexta-feira (18).

Para o advogado do petista, Hélio Silveira, há incoerências na versão de Aquino, inclusive porque em 2008, época em que o empresário disse ter sido apresentado a Vilagra na prefeitura, o petista ainda não fazia parte da administração.

DEFESA
A primeira testemunha de defesa ouvida, o atual chefe de Gabinete de Vilagra, Nilson Lucílio, disse acreditar que o petista não teve conhecimento do esquema de corrupção.
Para ele, a investigação do Ministério Público, que denunciou Vilagra sob acusação de formação de quadrilha e corrupção passiva, tem motivação política. Os depoimentos das outras testemunhas de defesa que não puderam comparecer hoje ocorrem na sexta-feira.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1010319-delator-de-esquema-em-campinas-reafirma-denuncias.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.