Pesquisar no blog do MFL

domingo, 27 de novembro de 2011

CPI da Merenda pede cassação do prefeito de Marília, SP


Pagamento de propina na merenda escolar era investigado.
Ao todo foram necessários sete meses de investigação.


A CPI que investiga um suposto pagamento de propina no fornecimento de merenda escolar em Marília, no interior de São Paulo, apresentou nesta sexta-feira (25) o relatório final. A comissão decidiu pedir a cassação do prefeito Mário Bulgarelli. Outras três pessoas, entre elas o Deputado Federal Abelardo Camarinha, são citadas no documento que será encaminhado ao Ministério Público Estadual.
Ao todo, foram sete meses de investigação, mais de quatro mil documentos analisados e 13 depoimentos. Em meio a tudo isso, a comissão chegou a uma conclusão: foram desviados mais de R$ 2,6 milhões da merenda escolar para pagamentos de propina.
A CPI apurou também que para a SP Alimentação vencer a licitação em Marília eram colocadas na disputa outras empresas do mesmo dono, que ofereciam preços maiores.
Entenda como funcionava o esquema
O serviço começou a ser prestado em Marília em 2003. Na época o prefeito municipal era Abelardo Camarinha, atual Deputado Federal. E os contratos continuaram sendo renovados, mesmo após Mário Bulgareli assumir o executivo em 2004.
A partir disso, segundo a CPI, os dois políticos começaram a dividir a propina que antes era paga apenas para Abelardo Camarinha. Ainda de acordo com o que a CPI apurou, dos gastos quinzenais com a merenda escolar, cada um recebia 5%. dependendo do mês, a quantia passava dos R$ 40 mil.
Segundo a investigação da CPI, na época, a assessora do Deputado Federal, Marildes Miosi, era uma das pessoas responsáveis por receber o pagamento. Ela usava o codinome de Lídia para não ser identificada.
O nome de Luiz Valter Simões, atual Secretário de Gabinete de Mário Bulgarelli, que assumiu a vaga deixada pelo Ex-secretário Nelson Grancieri, também aparece como recebedor da suposta propina no relatório da CPI.
O Tribunal de Contas apontou irregularidades no fornecimento da merenda escolar em Marília desde 2004 e chegou a impugnar duas vezes o contrato da prestação de serviço. A investigação mostrou que a prefeitura desrespeitou todas as decisões judiciais e inclusive pagou multa por isso.
Até hoje a SP Alimentação fornece a merenda nas cinquenta escolas municipais da cidade. O último contrato foi renovado em junho deste ano.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/bauru-marilia/noticia/2011/11/cpi-da-merenda-pede-cassacao-do-prefeito-de-marilia-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.