Pesquisar no blog do MFL

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prefeito de Campinas será investigado, mas sem deixar cargo


 O prefeito de Campinas (93 km de São Paulo), Demétrio Vilagra (PT), vai ser investigado por uma comissão na Câmara Municipal, mas poderá permanecer no cargo enquanto durar a investigação.
Uma decisão da Justiça autorizou a reabertura da comissão, mas negou seu afastamento provisório.
A Câmara Municipal havia aprovado em agosto a instauração de uma comissão processante por 90 dias e o afastamento de Vilagra enquanto durassem os trabalhos. Na ocasião, o prefeito recorreu à Justiça e obteve uma liminar para suspender a comissão.
Vilagra era vice-prefeito, mas assumiu a administração quando Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), foi cassado pelos vereadores. Dr. Hélio foi acusado de ter sido omisso e negligente diante de um suposto esquema de corrupção denunciado pelo Ministério Público.
Segundo os promotores, a então primeira-dama Rosely Nassim Santos chefiava uma quadrilha responsável por cobrar propinas de empresários para direcionamento de licitações e liberação de alvarás. Vilagra está entre os denunciados, sob acusação de formação de quadrilha e corrupção passiva. Ele e Rosely negam envolvimento no esquema.

Ao solicitar a liminar, a defesa de Vilagra alegou que os atos que seriam investigados se referiam ao período em que ele era vice-prefeito e que, por isso, ele não pode ser alvo de comissão processante.
Já o vereador Valdir Terrazan (PSDB), autor dos requerimentos que pediram a investigação e o afastamento, argumentou que Vilagra chegou a assumir interinamente a prefeitura, em ausências de Dr. Hélio, no período em que o esquema já existiria.
Por conta disso, em decisão publicada nesta segunda-feira (17), o juiz da 1ã Vara da Fazenda Pública de Campinas, Mauro Fukumoto, autorizou a reabertura da comissão processante para apurar se houve participação do prefeito no esquema de corrupção em contratos da Sanasa (empresa mista de abastecimento de Campinas).
Sobre o afastamento, o juiz considerou que seria necessária uma nova votação na Câmara.
Terrazan afirmou que a decisão foi "coerente" e que pretende apresentar novo pedido de afastamento enquanto durarem os trabalhos da comissão.
Em seu blog oficial, Vilagra disse: "A questão ainda está submetida ao Judiciário e meus advogados estão analisando alternativas sobre a decisão. Enquanto isso sigo trabalhando forte por Campinas e confiando na Justiça".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/992543-prefeito-de-campinas-sera-investigado-mas-sem-deixar-cargo.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.