Pesquisar no blog do MFL
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Inquérito da PF sobre PanAmericano aponta contato de Gushiken
O inquérito da PF sobre o socorro ao PanAmericano revela que Luiz Gushiken manteve contato direto e frequente com o então presidente do banco tanto em 2009, quando este teve 49% de seu controle adquirido pela CEF, como em 2010, quando veio à tona o rombo de R$ 4,3 bi na instituição criada por Silvio Santos, informa o "Painel", editado por Renata Lo Prete, e publicado na Folha.
A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Entre os e-mails reproduzidos na peça policial, há um intitulado "igrejas evangélicas", no qual o ex-ministro de Lula pede a Rafael Palladino que as "reuniões de fechamento" com a 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia e "outras congêneres" ocorram somente com sua "anuência" e "participação".
Gushiken pretendia, segundo suas palavras, "evitar o by passe (sic)". O e-mail é de junho de 2010, cinco meses antes da quebra do banco. Embora tenha recebido respostas reasseguradoras, o petista voltou a escrever a Palladino em julho para se queixar: "Pergunto-lhe por que razão estou excluído das tratativas". O contexto da conversa sugere que se trate de contratos de crédito consignado.
O ex-titular da Secom, que mesmo depois de deixar o governo no rastro do mensalão manteve influência sobre fundos de pensão, prestou ao PanAmericano uma consultoria em bases jamais esclarecidas. Em e-mail de março de 2009, Palladino pede a subordinados a compra de um "brinde para o sr. Luiz Gushiken".
O Painel não conseguiu falar ontem com Gushiken, que está em tratamento quimioterápico.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/993102-inquerito-da-pf-sobre-panamericano-aponta-contato-de-gushiken.shtml
Marcadores:
Fonte: Folha - UOL,
Investigação,
Ministros,
Outubro de 2011,
PT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário