Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Protestos estudantis desencadeiam crise na polícia chilena

Os protestos de estudantes que se estendem há mais de três meses no Chile não pressionam apenas o governo de Sebastián Piñera. Agora, as consequências das manifestações nas ruas respingam também na polícia, que enfrenta uma crise interna desde a morte do adolescente Manuel Gutiérrez, de 16 anos. Nesta sexta-feira, o Laboratório de Criminalística da Polícia de Investigações do Chile (PDI) inicia uma perícia para identificar a trajetória da bala que tirou a vida do jovem na noite de 25 de agosto, durante a paralisação geral de 48 horas organizada pelo movimento estudantil em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

  O resultado da investigação será a chave para estabelecer a legitimidade da acusação que pesa sobre o suboficial apontado como responsável pelo disparo, Miguel Millacura, que, por sua vez, afirma que outros policiais também atiraram em estudantes na semana passada. Millacura foi mantido em prisão preventiva após ter sido acusado de homicídio em julgamento nesta terça-feira pelo Tribunal de Garantía de Santiago.

Além da morte do jovem, há a polícia chilena tem mais uma questão a esclarecer. Na quinta-feira, o portal Ciper Chile denunciou a modificação proposital de um documento policial sobre uma batida de carro envolvendo o filho do chefe da instituição policial, o general Eduardo Gordon. Em julho do ano passado, ele teria interferido para tirar o nome de sua família do documento e evitar os danos avaliados em 3 milhões de pesos chilenos (cerca de 10.500 reais).
Diante da denúncia, o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, pediu que Gordon entregue um relatório detalhado sobre a veracidade ou falsidade da informação, ainda na manhã desta sexta-feira. O palácio presidencial La Moneda garante que, se a resposta não for convincente, poderia até ser solicitada a renúncia de Gordon ao cargo. O subchefe da polícia, o general Gustavo González, nega que Gordon tenha qualquer responsabilidade no caso.


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/protestos-estudantis-desencadeiam-crise-na-policia-chilena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.