Pesquisar no blog do MFL

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Entenda o caso Jaqueline Roriz

Deputada pode perder o mandado após ter sido flagrada recebendo dinheiro.

A Câmara dos Deputados vota nesta terça-feira (30), em plenário, o pedido de cassação do mandato da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), filha do ex-governador Joaquim Roriz, acusada de corrupção.

Jaqueline foi flagrada em um vídeo, gravado em 2006, recebendo maços de dinheiro do pivô do escândalo conhecido como mensalão do DEM, Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal. Na ocasião, ela era deputada distrital no DF, mas a gravação só foi divulgada em março deste ano.
O vídeo mostra Durval entregando R$ 50 mil à deputada, que estava acompanhada do marido, Manoel Neto. A defesa de Jaqueline, porém, argumenta que ela não pode ter seu mandato cassado, pois o caso ocorreu antes de ser eleita como deputada federal.

As investigações do mensalão do DEM se tornaram públicas no fim de 2009, depois que a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora, que investiga um suposto esquema de arrecadação e pagamento de propina comandado pelo então governador do DF José Roberto Arruda (ex-DEM e hoje sem partido), apadrinhado político de Joaquim Roriz, que posteriormente rompeu com o ex-governador. Arruda, que ficou preso por dois meses após a tentativa de suborno de uma testemunha, sempre negou envolvimento no caso.
Além do governador, o escândalo envolveu secretários do DF, auxiliares de Arruda e deputados distritais que recebiam dinheiro das mãos de Barbosa. Agora, com a filha de Roriz aparecendo no vídeo, o círculo de envolvidos se ampliou.

O vídeo protagonizado pela deputada é o 31º divulgado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Durval Barbosa. Ele recebeu o benefício da delação premiada para ajudar nas investigações da Caixa de Pandora.Consequências

Pouco depois da divulgação do vídeo, Jaqueline distribuiu uma nota em que admitiu ter feito caixa dois na campanha eleitoral de 2006, época em que a gravação foi feita. No texto, a parlamentar alega que os recursos entregues por Durval Barbosa foram usados sem serem contabilizados.
Em junho, o Conselho de Ética da Ética da Câmara (órgão responsável por abrir processos e apurar denúncias contra deputados) aprovou, por 11 votos a 3, o parecer do relator Carlos Sampaio (PSDB-SP) a favor do pedido de cassação apresentado pelo PSOL.
No início de agosto, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entregou uma denúncia contra a deputada ao STF (Supremo Tribunal Federal), que já havia pedido que o caso fosse investigado.
Na semana passada, na tentativa de salvar seu mandado, a filha do ex-governador do DF Joaquim Roriz encaminhou a todos os parlamentares um documento intitulado "memorial de defesa". Nele, pede-se a absolvição sob o argumento de que ela não pode ser punida por um fato anterior ao mandato. Sobre o mérito da acusação, no entanto, ela permanece em silêncio.
Pelo menos 257 dos 513 deputados precisam votar pela cassação de Jaqueline para que ela perca o mandato.
Manifestantes protestam em frente ao Congresso pela cassação do mandato da deputada Jaqueline Roriz. Foto: Agência Brasil


Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/entenda-o-caso-jaqueline-roriz-20110830.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.