Pesquisar no blog do MFL

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Procuradoria Eleitoral dá parecer contra candidatura de Joaquim Roriz


O procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, encaminhou nesta quarta-feira (25) parecer aoTribunal Superior Eleitoral (TSE) em que se manifesta contra o registro de candidatura do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC).
Roriz teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) com base na Lei da Ficha Limpa e recorreu ao TSE. A apelação do candidato aguardava o parecer da procuradoria para ser analisada pelo ministro Arnaldo Versiani.

Em 2007, Roriz renunciou ao mandato de senador para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado.A 
Lei da Ficha Limpa veta candidatura de políticos condenados por colegiados ou que renunciaram ao mandato para não responderem a processos de cassação.
Gurgel afirma que Roriz renunciou para burlar norma constitucional e escapar da cassação.
"O que realmente pretendia era preservar sua capacidade eleitoral passiva, com vista ao próximo pleito, pois, se cassado seu mandato, ficaria inabilitado para o exercício de cargo público, pelo prazo de oito anos", afirmou o procurador-geral.
A defesa de Roriz afirma no recurso que a Lei da Ficha Limpa não observa o princípio constitucional da anualidade, pelo qual uma norma que modifica o processo eleitoral deve entrar em vigor um ano antes das eleições.
O procurador-geral argumenta que a ficha limpa não interfere no processo eleitoral. "A lei foi editada antes mesmo da realização das convenções e está sendo aplicada a registro de candidatura posterior a sua entrada em vigor, e não a registro de candidatura passada", diz Gurgel no parecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.