Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Oito dos dez deputados mais faltosos de 2010 vão disputar as eleições em outubro

Um levantamento feito pelo site Congresso em Foco revelou o nome dos 10 deputados federais mais faltosos no primeiro semestre de 2010. Dentre eles, que juntos somaram 433 faltas nas 59 sessões deliberativas realizadas entre fevereiro e julho deste ano, sete são candidatos à reeleição e um, a uma vaga no Senado.
O deputado federal Affonso Camargo, do PSDB-PR é o campeão de faltas. Das 59 sessões, compareceu apenas a sete. Candidato à reeleição – se eleito será o seu quinto mandato consecutivo como deputado federal -, o parlamentar justificou as ausências devido a problemas de saúde.

Segundo o assessor de Camargo, desde o início do ano o deputado, que tem 81 anos, vem se submetendo a um tratamento para varizes no estômago, incluindo sessões semanais de endoscopia. A assessoria afirma que todas as ausências foram justificadas com exames e relatórios médicos, e que o deputado está em plena condição de assumir mais quatro anos na Casa, se eleito.

Os 10 mais faltosos do Congresso

DEPUTADOPARTIDO - UFFALTAS
Affonso CamargoPSDB-PR52
Zé VieiraPR-MA49
Jader BarbalhoPMDB-PA47
José AníbalPSDB-SP45
Severiano AlvesPMDB-BA44
Marina MaggesiPPS-RJ43
Ciro GomesPSB-CE34
Alexandre SilveriaPPS-MG39
Bispo Gê TenutaDEM-SP40
Nice LobãoDEM-MA40
O segundo da lista dos que mais faltaram é Zé Vieira (PR-MA) com 49 faltas, também candidato à reeleição. O UOL Eleições entrou em contato com o gabinte do deputado mas a assessoria não retornou para explicar o motivo das faltas até o fechamento da matéria.
O deputado Jader Barbalho, do PMDB-PA, foi o terceiro na lista de mais faltosos, com 47 ausências. Neste ano, ele vai disputar as eleições para senador. A sua candidatura, no entanto, apresenta um pedido de impugnação que dever ser julgado até o dia 5 de agosto, prazo final para os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) de todos os Estados brasileiros deferirem ou indeferirem as candidaturas.
Desde o dia 8 de junho até 14 de julho, o deputado não comparece às sessões no Plenário. Há justificativas para quase todas as ausências, exceto as últimas quatro. A assessoria do deputado não soube justificar o motivo das faltas.
Outro peemedebista na lista é o deputado Severiano Alves, da Bahia. Mesmo estando presente em apenas 15 sessões, ele sairá candidato a reeleição. Como justificativa, a assessoria do parlamentar alegou que o deputado passou por uma intervenção cirúrgica e ficou um período de licença no período de 3 de março até 1º de maio de 2010 (60 dias).
Nice Lobão (DEM-MA), mulher do ex-ministro das Minas e Energia do governo Lula, Edison Lobão, teve 40 faltas e também tentará manter o cargo no Congresso Nacional. A democrata justificou as ausências devido a um problema na coluna. De acordo com a assessoria da deputada, ela passou por uma cirurgia em março e, por isso, esteve presente apenas em votações mais importantes.
Alexandre Silveira, do PPS-MG, candidato à reeleição, registrou 39 faltas, ou seja, participou apenas de 20 sessões. A assessora do deputado está de licença médica e a reportagem não conseguiu localizá-lo para justificar as faltas.
Bispo Gê Tenuta (DEM-SP), que compareceu a apenas 19 das 59 sessões, também será candidato à reeleição na Câmara federal, mas pelo DEM da Bahia, por ter mudado de domicílio eleitoral. A assessora do Bispo não soube informar, "no momento", o motivo das ausências do candidato nas sessões.
Ano eleitoral
José Aníbal (PSDB-SP) aparece em quarto lugar com 45 faltas. “Deixei de estar presente, mas não deixei de ir às votações importantes como o Ficha Limpa”, disse o deputado ao UOL Eleições. Segundo ele, o convite para ser coordenador do programa de governo de Geraldo Alckmin (PSDB), candidato ao governo de São Paulo, é o motivo da maioria das ausências.
Mesmo se dividindo entre as votações da Casa e a campanha do tucano, Aníbal diz que se mantém “sintonizado” com o Congresso e acredita que seu desempenho na visão do eleitor está bem avaliado. “Pelo menos eu espero que esteja”, brincou o deputado, que afirma ter apresentado justificativa para todas as ausências.
Ausentes fora do pleito
Ciro Gomes (PSB-CE), com 34 faltas, e Marina Maggesi (PPS-RJ), com 43 faltas, são os únicos da lista que não tentarão disputar nenhum cargo.
Marina alegou estar “descontente com a política” e Ciro até tentou sair candidato à Presidência, mas foi barrado pelo próprio partido, que pertence à base aliada à candidata Dilma Rousseff (PT). Ele ocupa o sétimo lugar na lista, com 34 ausências. OUOL Eleições tentou entrar em contato com a assessoria do deputado, mas não houve retorno.
No total, durante o primeiro semestre deste ano, o número de faltas foi de 7.657, quase o dobro do registrado no primeiro semestre de 2009 (4.892 faltas), e maior que o registrado durante todo o ano de 2008 (7.643 faltas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.