Pesquisar no blog do MFL

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Corregedor recomenda abertura de processo contra 9 distritais



LUCIANA COBUCCI
Direto de Brasília
O deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB) recomendou, em parecer entregue à Comissão de Ética da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a abertura de processo contra os nove acusados de envolvimento no suposto esquema de pagamento de propina, conhecido como mensalão do DEM. O corregedor do caso entregou o documento dois dias antes do prazo final - que venceria nesta sexta-feira.
Os acusados são o governador licenciado do DF, José Roberto Arruda (sem partido), preso no Instituto de Criminalística da Polícia Federal desde o dia 11; e os deputados Brunelli (PSC), Benício Tavares (PMDB), Rôney Nemer (PMDB), Eurides Brito (PMDB), Leonardo Prudente (sem partido), Aylton Gomes (PR), Benedito Domingos (PP) e Rogério Ulysses (sem partido).

Agora, a Comissão de Ética da CLDF vai analisar o parecer de Raimundo Ribeiro e pode ou não aprovar a abertura de processo contra os acusados por quebra de decoro.
Raimundo Ribeiro disse que conversou com cada um dos parlamentares envolvidos. "Muitos argumentaram que os vídeos se referem a períodos anteriores ao mandato. Outros pediram que os vídeos (em que deputados aparecem recebendo dinheiro) fossem periciados pela Polícia Federal - o que já foi feito -, mas a perícia não foi disponibilizada para esta corregedoria", afirmou.
O deputado afirmou que decidiu pela recomendação da abertura dos processos por dois motivos. "Em primeiro lugar, a Corregedoria funciona apenas para juízo de admissibilidade. Em segundo lugar, o processo legal ensina que a sociedade tem direito a investigação que traga notícia contra um agente público, seja político ou não", disse.
Raimundo Ribeiro afirmou que pediu cópia dos inquéritos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não foi atendido. "Isso prejudicou, e muito, o meu trabalho", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.