Pesquisar no blog do MFL

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Deputado é investigado. E põe a culpa no Twitter

17/06/2010 - 00h00 (Outros - A Gazeta)
Mariana Montenegro 
mmontenegro@redegazeta.com.br

O deputado federal Capitão Assumção (PSB), que recentemente ganhou notoriedade porque tuitou durante uma reunião fechada do Colégio de Líderes da Câmara, pode ser alvo de processo no Conselho de Ética da Casa. 

Ele está sendo acusado de quebra de decoro parlamentar por desentendimentos com o comando da Polícia Militar do Distrito Federal. Durante uma manifestação ocorrida em março em favor da PEC 300 – que estabelece piso salarial de R$ 3,5 mil para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros –, o deputado teria xingado o comandante-geral da PM de Brasília, tenente-coronel Damasceno. Como resposta, o comandante-geral da PM local, Ricardo da Fonseca Martins, encaminhou ofício à Corregedoria da Câmara pedindo a abertura de processo. O caso segue em análise do deputado ACM Neto (DEM) – as informações estavam ontem no site Congresso em Foco.

Capitão Assumção acredita que o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), deu encaminhamento ao ofício porque “quer vingança” por ele ter “tuitado” durante um reunião secreta na Câmara sobre a PEC 300. “Jamais vou baixar minha cabeça para Michel Temer. O que ele fez foi vingança por eu ter tuitado numa reunião. Minutos após saber que eu passei informações pela internet, ele despachou para a corregedoria a documentação que estava na gaveta dele há mais de dois meses”. O deputado já enviou sua defesa para a corregedoria. 

Em 25 de maio, ocorria uma reunião para discussão da emenda e Capitão Assumção levou à ira representantes do Colégio de Líderes da Câmara, ao “vazar” pelo microblog Twitter cada passo das discussões. O presidente da Casa suspendeu imediatamente a reunião, fechada até para assessores. Na saída, chegou a dizer a repórteres que a atitude do deputado capixaba era “coisa de araponga”.

Briga 
Após os desentendimentos com o presidente da Casa, Capitão Assumção afirmou que irá se informar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a permanência de Michel Temer na presidência, já que o peemedebista é vice na chapa de Dilma Roussef (PT). “Vou solicitar informações ao TSE para ver se ele preenche todos os requisitos, como isenção, para ocupar essa cadeira”, disse.

Minientrevista 
Capitão Assumção - Deputado federal pelo PSB

“Em algumas sessões, não dá para postar muita coisa” 

Assumção já é conhecido por sua participação intensa no microblog Twitter. O deputado possui 1.922 seguidores e já postou quase cinco mil mensagens. Somente ontem foram mais de 250 tweets.

Quais vantagens o senhor aponta no microblog para uma participação tão intensa?
O Twitter é uma maneira direta de falar com a sociedade. Ali não se admite ficar em cima do muro. É uma ferramenta de transparência, onde não cabe incoerência, já que tudo o que falamos fica registrado. 

O senhor escreve bastante sobre as sessões na Câmara. 
Isso mesmo. É uma maneira de fazer a sociedade acompanhar as discussões em tempo real. Fizemos uma cobertura muito legal na votação do Ficha Limpa e do fator previdenciário, por exemplo. Mas, em algumas sessões, tenho que ficar mais atento e não dá para postar muita coisa. 

Quantas vezes o senhor escreve por dia no microblog? 

Nem eu mesmo sei te informar. Mas são muitas vezes, né?
Pelo celular? 
Sim. Meu aparelho possui ferramentas para entrar no Twitter e ainda acompanhar o que mandam diretamente para mim. Assim posso responder sempre aos questionamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda com a absolvição da Deputada Federal Jaqueline Roriz - PMN/DF, (que foi flagrada recebendo propina em 2006)

Você concorda com o Projeto de Lei 531/2011, de autoria do deputado Cristiano Araújo - PTB-DF, que propõe horários determinados para manifestações na Esplanada dos Ministérios?

Como você conheceu o @movFichaLimpa?

Qual critério tem mais peso ao escolher o candidato de sua preferência?

Mais uma polêmica envolvendo ministros. Estamos passando por uma onda de denuncismos, ou limpeza?

Você concorda com a reforma ministerial, e diminuição da quantidade de ministérios? Atualmente são 39 no total. EUA, Reino Unido, Rússia e México têm em média 20 ministérios.